Minicurso Presencial: A filosofia e a neurociência

neuro maio

Minicurso Presencial

A filosofia e a neurociência

Implicações epistemológicas e éticas da herança das décadas do cérebro à luz da filosofia de Charles S. Peirce

Profa. Dra. Monica Aiub

Local: Faculdade de São Bento – Largo de São Bento s/n – Centro – São Paulo – SP

Quando: às sextas-feiras, 17 e 24 de maio de 2024

Horário: das 14 às 15h30

Valor: R$ 60,00

Inscrições pelo formulário: https://forms.gle/hSuWXgRLFT9wMmLK6

Contatos: (11) 97045-3499 (whatsapp) | e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Ementa: A primeira década do cérebro nos deixou como herança o fascínio pela neurociência e a sedução de tentar responder a todo e qualquer problema com a modulação química ou elétrica do cérebro. Entre as consequências, passamos a buscar soluções para toda ordem de problemas nos consultórios de psiquiatria e nas farmácias, tentando modelar quimicamente nossos cérebros na busca por “melhorarmento”; incorporamos o fascínio pela neurociência às práticas cotidianas, tendendo a aceitar cegamente justificativas compostas por termos neurocientíficos; chegamos a considerar a neurociência como fundamento epistemológico para outras ciências. A herança da segunda década do cérebro foi o culto à tecnologia, com a tentativa de resolução de todos os problemas com a metodologia do “Vale do Silício”: mais dados e maior capacidade de processamento, o que implica modelar nossos cérebros com a criação de programas que atuam como extensões de nossas capacidades, implantes de chips com microeletrodos com o objetivo de nos “melhoramos”. A proposta do minicurso é avaliar as implicações epistemológicas e éticas da herança das décadas do cérebro à luz da filosofia de Charles S. Peirce.

Programa:

Aula 1 | 17 de maio | das 14 às 15h30

Heranças das décadas do cérebro: métodos de pesquisa e modos de viver

Aula 2 | 24 de maio | das 14 às 15h30

Lendo a neurociência à luz da filosofia de Charles S. Peirce: hábitos, diálogo semiótico e plasticidade

Bibliografia:

AIUB, M. Peirce e a neurociência do século XXI: Reflexões sobre filosofia e medicina. São Paulo: FiloCzar, 2016.

AIUB, M. Algoritmos genéticos e aprendizagem: Quem, de fato, aprende? In: MARTINEZ-ÁVILA, D.; SOUZA, E.; GONZALEZ, M. E. Q. Informação, Conhecimento, Ação Autônoma e Big Data: Continuidade ou Revolução? São Paulo: UNESP/FiloCzar, 2019, p. 203-218.

AIUB, M. Fascinação sedutora: a herança das décadas do cérebro à luz da filosofia de Charles Sanders Peirce. Revista Helius, 3(2, fasc. 3), 1659–1687, 2021.

IBRI, I. A. Kósmos Noetós: a arquitetura metafísica de Charles S. Peirce. São Paulo: Perspectiva, 1992.

IBRI, I. A. Semiótica e Pragmatismo: Interfaces Teóricas. Vol. 2. Marília/São Paulo: Cultura Acadêmica/FiloCzar, 2021.

PEIRCE, C. S. Collected Papers of Charles Sanders Peirce (CP). CD-ROM past masters. Charlotterville: Intelex Corporation, 1992.

Monica Aiub – graduada em Filosofia (Unisantos) e em Música (UNESP), com mestrado em Filosofia (UFSCAR) e doutorado em Filosofia (PUC-SP). Atuou como professora na Rede Pública Estadual, no Centro Universitário São Camilo e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmemente é professora, pesquisadora e orientadora filosófica no Espaço Monica Aiub: filosofia, arte e cultura. Colunista da revista Humanitas. Autora de vários livros e artigos sobre filosofia.

Inscrições pelo formulário: clique aqui