Curso de Formação em Orientação Filosófica EAD

Formação em Orientação Filosófica – EAD

Inscrições abertas para o segundo semestre de 2021.

Aulas on-line ao vivo.

O curso de Formação em Orientação Filosófica é voltado aos graduados em Filosofia que desejam atuar em consultório, orientando pessoas ou grupos, a partir de pesquisas e reflexões filosóficas. Tratando-se de uma atividade prevista como possibilidade da área filosofia, no Cadastro Brasileiro de Ocupações – CBO, este curso não visa habilitar alguém para esta atuação, uma vez que a própria formação em filosofia o faz. O objetivo do curso é a ampliação de repertório e o exercício da pesquisa filosófica voltada às questões cotidianas. Dada a abrangência do repertório filosófico, o curso não pretende esgotar possibilidades, mas compartilhar descobertas e construções desenvolvidas no consultório de filosofia e encontradas nas pesquisas de Monica Aiub, que atua na área há mais de 20 anos.

A formação será oferecida em cursos consecutivos, porém independentes, organizados em semestres, com aulas semanais, de março a junho e de agosto a novembro. Em cada curso serão abordados diferentes aspectos da orientação filosófica.

Programa do curso 

2021 – A pesquisa como problematização: Temas em Estética e Corpo - 2

2o. Semestre - De agosto a novembro

  • Orientação filosófica: conceitos e métodos

  • Investigação: escuta, pesquisa, interpretação e ação

  • História, memória e consciência

  • Questões de gênero, raça, classe e ecologia dos contextos

Ementa: O que é a orientação filosófica? Como funciona, na prática, uma investigação filosófica sobre questões cotidianas? Como são os métodos de pesquisa em orientação filosófica? Para responder tais questões, neste semestre, nossos estudos serão dedicados à realização de uma pesquisa em filosofia, na qual cada participante elegerá um problema dentro do tema “Estética e o corpo” e desenvolverá sua pesquisa, caminhando, passo a passo, com as discussões e orientações do curso. História, memória e consciência serão temas centrais, com destaque para o papel da história e da memória autobiográfica para a compreensão dos problemas enfrentados no cotidiano e as possíveis elaborações de soluções. Por conversarem diretamente com o tema estética e corpo, e também por serem questões fundamentais de nosso momento histórico, questões de gênero, raça, classe e ecologia dos contextos serão assuntos abordados em aula.

O curso será constituído de:

  • Aulas on-line ao vivo – periodicidade semanal, com duração aproximada de 2 horas.
  • Horário das aulas: terças das 20 às 22 horas
  • As aulas serão gravadas e disponibilizadas para aqueles que não puderem acompanhar on-line
  • Leituras
  • Fórum de discussão
  • Orientação para pesquisa e atuação em consultório.

O estudante precisará dispor de, no mínimo, 6 horas semanais destinadas ao estudo.

Além da bibliografia básica, serão indicadas referências complementares a cada aula.

O material para as aulas está incluso no preço do curso, excetuando os livros, que deverão ser adquiridos separadamente.

Ao final de cada semestre haverá uma avaliação correspondente ao exercício da pesquisa e da problematização em filosofia.

Os certificados serão emitidos pelo Espaço Monica Aiub – Filosofia, Arte e Cultura ao término de cada curso, consistindo em cursos livres, neste caso: Curso livre de formação em Orientação Filosófica – A pesquisa como problematização: Temas em Estética e corpo - 2.

Investimento semestral: 6 parcelas de R$ 300,00.

10% de desconto para pagamento semestral à vista.

Demais informações poderão ser obtidas através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou whatsapp (11) 97045-3499

Inscrições: Clique aqui